Alunos do Polo 9-MNPEF marcam presença no VI SIMPOSEDUC

Sem categoria 23 de novembro de 2019. Visualizações: 495. Última modificação: 24/11/2019 20:46:13

Penso que é um momento de compartilhar saberes, refletir sobre nossas práticas pedagógicas e, acima de tudo, repensar nossas metodologias.

afirma Maria Amélia, aluna do Polo 9-MNPEF

O evento traz oportunidade de mostrar, de forma abrangente e a nível acadêmico, uma prática docente minha, que convergiu em um trabalho experimental com alunos do EJA.

orgulha-se Jonarc de Oliveira, aluno do Polo 9-MNPEF

Pelo conhecimento adquirido me sinto motivada a continuar participando de eventos científicos.

promete Beatriz Maia, aluna do Polo 9-MNPEF

O VI Simpósio de Pós-graduação em Educação (SIMPOSEDUC) foi um evento realizado na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró, em novembro de 2019, e reunia professores e alunos da área de educação e ensino que queriam divulgar seus trabalhos de pesquisa ou dividir experiências em práticas de ensino. O evento era dividido entre cursos, palestras e apresentação de trabalhos científicos na forma de resumos expandidos em muitas áreas, dentre elas o Ensino de Física.

Diversos alunos do Polo 9 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) tiveram seus trabalhos aceitos para apresentação oral neste evento, e apontam suas contribuições e perspectivas sobre suas participações. Maria Amélia, que apresentou o trabalho intitulado de ‘Um Estudo Inicial sobre o Conceito de Inércia‘, acredita que eventos deste tipo possam contribuir com sua formação profissional e acadêmica, devido aos momentos ocasionados pelas diversas discussões entre profissionais atuantes na área de Ensino de Física. Jonarc de Oliveira, autor do trabalho Técnicas Experimentais para o Ensino de Magnetismo na Educação de Jovens e Adultos, conta, ainda, que foi capaz de trocar ideias e vivências em diferentes aspectos na participação como ouvinte nas palestras e em outros trabalhos apresentados por pesquisadores de outras instituições. Para finalizar, Beatriz Maia, que apresentou o trabalho Uma Proposta Experimental com “Lata Mágica” na Perspectiva de Vygotsky para o Ensino de Física, acredita que o evento foi uma oportunidade de autorreflexão advindo do encontro com profissionais com muita experiência na área de Ensino de Física.

O colegiado do polo 9 – MNPEF orgulha-se de seus alunos e os parabeniza pela representação da UFERSA no evento citado, e informa que segue oferecendo vagas anuais para seleção de discentes que queiram cursar um mestrado profissional em Ensino de Física, seguindo os critérios de seu edital vigente. Confira abaixo algumas imagens de alguns momentos que foram cedidas pelos discentes para divulgação.