Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS (Mestrado)

ROTEIRO PARA SOLICITAÇÃO DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MNPEF

 

As solicitações de defesa de dissertação de mestrado deverão ser enviadas para a coordenação do curso com antecedência mínima de 30 dias da provável data de defesa. A documentação (dissertação e produto) será submetida, via sistema do MNPEF, ao representante da CPG, que irá avaliar a estrutura da dissertação e posterior liberação da defesa da dissertação.
A dissertação deverá seguir as normas vigentes da ABNT. Modelo da estrutura, clique aqui.

1º PASSO:
O orientador deverá enviar um e-mail para mnpef.polo09@ufersa.edu.br com o Assunto: SOLICITAÇÃO DE DEFESA DE MESTRADO: DISCENTE [nome do discente].
  • O corpo do email deverá constar os seguintes dados obrigatórios:
Data prevista para a defesa:
Nome do candidato:
Título do trabalho:
Orientador:
Co-orientador: (SE TIVER E INFORMAR SE VAI PARTICIPAR DA BANCA)
Banca: (COMPOSIÇÃO OBRIGATÓRIA)
Presidente/Orientador: NOME (LINK do LATTES)
Membro Titular Interno 1: NOME (LINK do LATTES)
Membro Titular Externo 1: NOME (LINK do LATTES)
Membro Suplente Interno: NOME (LINK do LATTES)
Membro Suplente Externo: NOME (LINK do LATTES)
Obs.: Adicionalmente, o co-orientador também poderá participar da banca.

OBS. 1: Adicionalmente e não obrigatório a banca poderá conter o segundo [Membro Interno/Externo 2: NOME (LINK do LATTES)] , sem a necessidade de suplente para o mesmo.
OBS. 2: O convite e coleta dos dados dos membros para composição da banca é de responsabilidade do orientador. Caso o membro da banca necessite de um convite formal da coordenação de curso, informar pelo e-mail da coordenação.
OBS. 3: A defesa de dissertação poderá acontecer em formato virtual, ficando sob responsabilidade do orientador providenciar o ambiente virtual e divulgar o dia e horário para a coordenação do curso e demais convidados. No caso de defesa em formato virtual a mesma deverá ser gravada. Para defesa presencial, solicitar a coordenação com antecedência um espaço físico.
  • Anexos:

Arquivo em .PDF da dissertação/produto (junto ou separado)

Link do produto no corpo do e-mail: (SE TIVER)

Histórico do discente.


2º PASSO:
Após a liberação da defesa por parte da CPG, o orientador será notificado por e-mail e deverá proceder com o cadastro da solicitação de defesa de mestrado na UFERSA, clique aqui.  Esse procedimento é para que a secretaria da pós-graduação possa cadastrar os dados da defesa no Sigaa.

3º PASSO:
Após a defesa o orientador, presidente da banca, deverá lavrar a ata de defesa. O número da ata será fornecido pela coordenação. Uma vez com a ata lavrada e assinada por todos, a mesma deve ser enviada por e-mail para a secretaria da pós-graduação (secpos@ufersa.edu.br). Modelo de ata , clique aqui. (Não utilize outro modelo!!!)

ROTEIRO PARA FINALIZAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO APÓS DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO MNPEF

 

PASSO 1: Gerar a Ficha Catalográfica e colocar na dissertação;

PASSO 2: Colocar folha de aprovação na dissertação;

OBS.: A partir de dezembro de 2022, a versão final das Teses e Dissertações que serão depositadas no Repositório junto a Biblioteca, não deverão mais constar com as assinaturas na folha da Banca Examinadora (ratificamos, que a padronização/formalização dos membros que a compõem deve ser mantida normalmente, será alterada apenas a constatação da assinatura na versão final depositada pelo discente).

PASSO 3: Entregar a PROPPG, através do formulário online (clique aqui), os seguintes documentos e arquivos:

       PASSO 4: Solicitação de diploma de mestrado (clique aqui).

PASSO 5: Aguardar a emissão do Certificado de Conclusão, no qual o processo é iniciado após a PROPPG enviar memorando autenticado pelo coordenador do MNPEF ao DRE, para isso o discente deverá ter executado corretamente os passos de 1 a 3.


Informações complementares, formulários, termos e modelos de arquivos podem ser dados acessando o site https://bibliotecas.ufersa.edu.br/servicos/orientacaoconcluintes/

29 de janeiro de 2018. Visualizações: 2061. Última modificação: 21/03/2023 23:25:01